Dicas para conseguir o seu primeiro emprego em TI

Quais habilidades são essenciais, e quais dicas te darão maior destaque nesse mercado concorrido.

6 minutes to read
Image with a Laptop and a Notebook

Se você está procurando seu primeiro emprego na área de desenvolvimento/TI, seja ele de Front-end, ou Back-end, Mobile, DevOps, o qualquer outra keyword, você provavelmente já deve ter se deparado com alguns “nãos”, e você deve ter ficado sem entender o porquê. Em colaboração com a @EngineerRabbit, nós elaboramos algumas dicas de habilidades, e dicas que vão te ajudar a conseguir o seu primeiro emprego na carreira de dev.

Aqui nesse post, irei dar algumas dicas relacionadas às hard-skills, que são habilidades técnicas, no twitter, a Leticia irá falar sobre as soft-skills, sendo um conjunto de habilidades mais direcionadas ao social, e maturidade profissional. Não existe uma balança de quais habilidades são mais importantes, porém indicamos você dedicar pelo menos 50% de esforço em cada área, assim você será tanto uma pessoa capacitada tecnicamente, como uma pessoa agradável de se lidar, o que poderá abrir muitas portas para ti.

Você pode ver a parte da Leticia seguindo esse link.

Vamos começar?

Tenha um portfólio

Esse primeiro tópico talvez seja um dos que considero mais importantes.

É muito comum quando você se candidata para uma vaga, as pessoas do recrutamento pedirem exemplos de projetos, então mantenha um perfil atualizado no Github, LinkedIn, Twitter, e as outras redes com os projetos que você criou.

Não se esqueça que qualquer projeto pode ser usado para demonstrar o que você tem aprendido, pode ser desde o tutorial tradicional do Rails de um blog em 15 minutos, ou de fazer um chat em NodeJS, qualquer projeto é portfólio, pois já demonstra que você começou algo.

Eu também preparei um post com algumas ideias de projetos para você começar um portfólio, você pode dar uma olhada nele depois desse.

Utilize o Github, ou Gitlab

Seguindo a dica anterior, se você precisa demonstrar os projetos que você faz, onde devemos demonstrar?

Minha dica pessoal, é o Github, é uma das minhas ferramentas favoritas, e tem se tornado um canivete-suíço, já que agora podemos fazer tanto o DevOps, quanto gerenciamento de projetos.

Caso você queira estudar pipelines mais a fundo, talvez o Gitlab seja uma opção melhor, pois você encontrará material mais facilmente.

De qualquer forma, tenha onde colocar seus códigos, essas duas ferramentas são excelentes, e vão muito provavelmente fazer parte do seu dia-a-dia de TIzeiro.

A Leticia preparou um post contendo várias dicas de Github, que também se aplicam ao Gitlab, também dê uma olhada, vai te ajudar bastante.

Cuide da estrutura dos seus projetos

Uma das primeiras coisas que qualquer um que abrir um projeto vai olhar é o README.md, então, trate ela como o ponto de entrada para a estrutura de um projeto, você pode seguir esse template para começar com uma estrutura boa. Se você tratar seu README bem, você já terá um bom ponto de partida para a etapa de documentação de projetos.

Outra coisa a se pensar é na estrutura de arquivos, existem diversos padrões de projeto que você pode seguir para que o seu projeto fique bem estruturado, a minha recomendação pessoal para quem está no início é investir no Domain Driven Design. É uma abordagem muito utilizada, e pode te ajudar a ter uma visão mais ampla de como é fazer a arquitetura de um projeto de software.

E já que você está utilizando Github/Gitlab, que tal você pensar também em DevOps, crie uma pipeline que uma vez commitado algo ou mergeado algo em master, você rode uma rotina que cheque se seu código passou nos testes e suba em algum serviço externo? Seria um desafio muito interessante, e te daria uma visão da etapa de deploy de um projeto de software.

Com isso você já lidou com três etapas cruciais de um software, agora falta a última, sendo a etapa de gerenciamento, você pode tanto utilizar o Trello, quanto a própria ferramenta do Github. Eu sei que trabalhando sozinho você não vai sentir como é estar num squad ágil, mas você pode começar a se habituar a usar o Kanban mesmo que sozinho.

Faça um site profissional

Além de ser uma experiência ótima, onde você terá que exercitar sua criatividade, e a habilidade de buscar referências online. Você poderá fazer algo completamente do zero, sem utilizar frameworks, o que fará você ter que estudar sobre posicionamento com CSS, usar JS para lógicas mais complexas.

E também, você terá a experiência de hospedagem. Eu fiz um post sobre como utilizar o Github Pages para seu primeiro site, você pode seguir esse tutorial.

Tenha uma base de conhecimento

É muito comum falarmos que um bom desenvolvedor precisa ter base, mas o que é essa base?

A base é a lógica de programação, independente da tecnologia/linguagem que você vier a utilizar, a lógica é universal. Estude bastante sobre, aprenda algoritmos, estruturas de dados, e se puder, estude também sobre criação de diagramas, por mais que eles não sejam 100% utilizados no dia-a-dia, você conseguir abstrair um sistema em uma representação gráfica, vai te ajudar muito a entender o conceito de minimundo.

Siga um plano de estudos estruturado

Diariamente nascem frameworks, e linguagens novas, mas você vai aprender todos eles, então ao invés de focar em sair aprendendo vários, pesquise quais tem mais maturidade, e comece por eles. Lembre-se que frameworks facilitam muito o desenvolvimento, mas se você não tiver a base(tópico anterior), você irá ficar perdido quando precisar sair do ferramental desse framework.

Então uma dica de ouro que podemos dar, é siga um plano de estudos bem estruturado, principalmente focado para a área que você tiver mais interesse. Nos conteúdos adicionais tem diversos links que podem te ajudar na sua carreira.

Eu já ouvi algumas pessoas falando, que para você estar no nível de júnior, você precisa saber pelo menos de 20% de cada tópico da sua área, eu não sei se esses 20% é um número mágico, mas eu recomendo que você tenha um conhecimento abrangente da área que você está.


Além de todos os posts, e links que indicamos no caminho, ainda tem alguns materiais que eu e Leticia juntamos que podem te ajudar.

Conteúdo adicional:

Concluindo

Espero que você tenha gostado das dicas. Pode parecer muita coisa, e é na verdade, porém você não precisa saber tudo para conseguir o primeiro emprego, você demonstrando que tem interesse de aprender já te deixa na frente de muitos candidatos.

Outra coisa, um “não”, não significa que você não é competente, eu mesmo tive muitos no caminho, utilize cada não como motivação para saber onde precisa melhorar, se as empresas te derem feedback, então é muito melhor, pois você já tem um ponto de partida.

Vejo você no próximo!! Byeeee~

Image from the post